sexta-feira, 12 de março de 2010

O que faz você feliz?


Coitadinhas das capivaras! Tão sempre por aqui e eu as marginalizei no blog! Então hoje resolvi fazer uma homenagem às capivaras, que me fazem companhia todas as tardes aqui na pousada! Outros que sempre ficam de fora e são mega comuns aqui são os Porcos Monteiros..essa foto não ficou muito boa, mas dá pra ver como eles são! É uma espécie exótica que foi introduzida aqui e dominou o lugar! Estão bem adaptados e são muito caçados também! (Coitadinhos!)



Bom, ontem e hoje foram dias de passear pelas salinas a procura de cocozinhos..e ontem eu achei muitas fezes de Anta. Procurei semente em todas e nada..mas uma coisa me deixou muito encucada..o que eram as sementes que pareciam amêndoas que estava todas trituradas no cocô da Anta que eu não ví nenhum fruto parecido pela fazenda?

Aí hoje acordei super ruinzinha..dormi em cima do meu braço direito e acordei de madrugada para chorar de dor..não lembro quanto tempo fazia que eu não sentia uma dor de chorar de tão forte..logo, dor + choro = acordei com uma dor de cabeça infernal. Trabalhar 6 da manhã, no sol e com dor de cabeça não é o sonho de ninguém, mas fazer o que? Trabalho é trabalho e nada que um gelol não desse um jeito! Então eu fui..torcendo pra dor de cabeça melhorar, porque não quis tomar remédio.

Andei pelas salinas, tranquila..e quando eu estou voltando pro carro, ví uma árvore com muitos frutos, e enormes..
Quando cheguei mais perto pude ver que era o Manduvi (Sterculia apetala)! Quando olhei pro chão, ví as sementes espalhadas..quais eram elas? Exatamente as sementes trituradas do cocô da Anta.

Isso me fez tão feliz, mas tão feliz, que alegrou 100% o meu dia e fez tudo quanto era dor passar!

Coisa de bióloga, eu sei.

Curiosidades interessantes sobre o Manduvi: As araras azuis fazem ninho no oco dessas árvores, o que é um problema quando enfrentamos problemas de desmatamento, já que sem a árvore não há filhotes. E o Tucano, sempre foi visto como o vilão da história, pois ele come o manduvi e aproveitando que já está alí, come também os ovos da arara azul. Mas..foi feito um trabalho onde mostram que o Tucano realmente preda os ovos, mas é o principal responsável por dispersar as sementes do Mandovi e permitir que novas árvores se originem para as araras nidificarem. Não é legal?



Então por hoje era isso!







Fiquem com o Tuiuiu dando um show de beleza..







Enorme, né?

3 comentários:

  1. Poxa, bem legal seu blog !!
    Volta e meia dou uma entrada por aqui, pra voltar as raizes, hehehehe !
    Que bom que vc está feliz aí !!
    Td de mto bom pra vc !!
    Bjão !

    Karnegas

    ResponderExcluir
  2. Muito legal seu blog! Gostei do lugar, das fotos, da narrativa, basicamente: de tudo.
    Imagino a privação q esse trabalho envolva. Aposto q as paisagens e reflexões q te passam valem a pena. Parabéns!!! Mto legal mesmo, Bjs:

    Ilian Madá

    ResponderExcluir
  3. crupi... que blog mais que demais!!
    adoreeeei!!! =)
    vou passar sempre aqui..
    amo vc gatona. espero que a dor esteja melhor.

    beijos.
    melinha

    ResponderExcluir